Qual o valor de uma amizade?

Quanto vale uma amizade?

Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.João 15:15

Jesus estava dando as ultimas instruções aos seus discípulos e chega em um ponto em que os trata como amigos,visto assim  podemos correr o risco de achar que podemos ser amigos de JESUS como talvez sejamos de alguns,porem  essa afirmação de JESUS tem um peso muito maior do que pensamos.

Em João 12:26 JESUS DIZ ASSIM: Se alguém me serve,siga-me, e onde eu estiver,ali estará também o meu servo.E se alguém me servir , meu Pai me honrará.

Como então  ele muda o discurso depois, éramos servos agora somos amigos ?

Em João 12:26 o termo tem o sentido de que o homem deve servir a Jesus se quiser servir a ele sendo um  diakonein (aqueles que se põem em serviço.)

Já em 15:15 o termo usado é doulos (escravo da casa)aquele que participava da casa, servo de confiança.

Enquanto em 12:26 o servo faz o serviço sem saber das intenções do seu Senhor em 15:15 ele é convidado a participar do projeto.

A amizade aqui passa a viver em sintonia e em liberdade,já  que o que  se faz agora passa a ser o resultado de uma relação natural pautada pelo amor e ao respeito ao seu Senhor.

Vemos então que atitudes de amor são demonstradas ja  não por meio de palavras mas de atitudes.

Quem aprende amar assim ao modo de Jesus nunca vai esperar ser amado ele simplesmente ama, o amor de Jesus o convence a agir assim e a permanecer assim.

 

O que a Bíblia fala sobre amizade:

  • Ela fala que amigos podem se tornar  família: “Em todo tempo ama o  amigo; e na angustia nasce o irmão. Pv 17:17
  • Ela fala que um amigo pode ser tão valioso como ouro: “mais há um amigo mais chegado do que um irmão.” PV 18:24
  • Ela fala que amigos se ajudam, se importam:É melhor é serem dois do que um,porque melhor paga do seu trabalho.Porque se um cair,o outro levanta o seu amigo,mais ai do que estiver só,pois caindo, não haverá quem o levante.Ec.4:9-10.
  • Ela fala que uma amizade sincera fará o outro crescer: ‘Como o ferro com ferro se aguça,assim o homem afia o rosto do seu amigo.Pv.27:17.
  • Ela fala que quem encontrou um amigo encontrou um grande tesouro:- Ecl.6:14.
  • Ela fala que um amigo de verdade não abandona o seu amigo na hora da adversidade: “ Rute porem respondeu:Não me digas para te deixar e que não mais te acompanhe.Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será meu Deus! Onde morreres morrerei e ali serei sepultada.” Rute 1:16-17

Jesus tinha feito uma declaração de amizade com seus discípulos e o que eles fizeram.

  1. Foi traído por um dos seus e beijado como amigo: Mt 26:50
  2. Foi abandonado por eles: “Então todos os discípulos abandonaram Jesus e fugiram”Mc.14:50
  3. Negaram ate conhecê-lo: ‘Juro que não conheço esse homem de quem vocês estão falando! Que Deus me castigue se não estou dizendo a verdade! (VERSÃO NOVO TESTAMENTO NA LINGUAGEM DE HOJE) Mc.14:71
  4. Ser amigo do mundo faz de você inimigo de Deus : Gente infiel! Será que vocês não sabem que ser amigo do mundo é ser inimigo de Deus? Quem quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus.Tiago 4:4 NTLH

 

Conclusão: JESUS não tratou Judas de forma  irônica quando o chamou de amigo… a atitude de Judas não mudou a perspectiva de  Jesus ,a negativa de Pedro não alterou o amor de Jesus por Pedro, nem pelos demais discípulos;porque JESUS não deixaria de ser o que ele era por causa daqueles que por um momento o estavam abandonando.Ele esta acima de tudo isso.

Porem insistir em ser amigo do mundo representa se tornar avesso ao amor de Deus.

Como podemos abandonar quem deu a sua vida por nos ?

Como desprezar uma tão grande amizade?Somente se ela não for considerada  valorosa para nos;a tal ponto de  trocarmos essa amizades por outros valores,por outros princípios;por orgulho ou  por soberba; por nossos desejos e nossas vaidades e  impulsos.

São dois reinos ou você servirá a Cristo em amor   ou você  servira ao mundo e suas paixões.

É tão somente uma questão de escolha que nós é  dada  todos os dias ; a cada momento, e a cada decisão a ser tomada; portanto quando você rejeita  a mensagem de salvação não só rejeita o mensageiro que é o Espírito Santo com rejeita o motivo da mensagem que o amor de Deus revelado em Jesus Cristo.

 

Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.João 15:13

 

Cresçamos em graça e conhecimento diante de Deus

 

Pr. Claudinei da Silva

One thought on “Qual o valor de uma amizade?

  • 31 de maio de 2020 em 12:01 pm
    Permalink

    Amém pastor Deus abençoe em cada mensagem é alimento

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat