GRAÇA RESTAURADORA

GRAÇA RESTAURADORA

2 Samuel: 9:1-13

Circunstancias nos levam a vivermos tragédias, que vão marcar a nossa vida, vão mudar a trajetória de nossa vida ,pessoas que muitas vezes foram levantadas para nos proteger, falham nisso  permitindo que  marcas profundas aconteçam nos impedindo de ter e ser aquilo que nos é de herança.

Essas pessoas estavam ali para nos proteger mais ,não protegeram;seriam nossos pais, seriam nossos irmãos,seriam nossos cônjuges também nossos lideres podem falhar e deixar ou permitir que marcas físicas ou ate emocionais passem a fazer parte de nossa vida.Feito isso passamos a viver na obscuridade, no silencio, na solidão, procurando esquecer…

A historia de Mefibosete  ilustra o quanto a Graça de Deus pode ser reparadora  para aquele que foi ferido e machucado,e tem vivido uma vida manca ,uma vida aleijada .

Porem o Rei JESUS ainda vive para mudar a sua historia.

5  LIÇÕES QUE APRENDI COM ESSE TEXTO.

  1. O Rei buscou saber– Resta ainda alguém…o Rei estava a buscar satisfazer a sua aliança, o Rei ainda estava a buscar saber se ainda tinha alguém que pudesse ser alcançado por sua graça e bondade.O rei Davi teve duas preocupações; sendo a Primeira mostrar sua lealdade a casa de Saul e a casa de Jonatas; a Segunda mostrar sua lealdade de Deus a casa de Saul e Jonatas. LEALDADE A DEUS E LEALDADE AOS HOMENS,fidelidade a Deus e Fidelidade aos Homens,quem não consegue manter sua fidelidade aos homens não será fiel Fidelidade essa que pode ser expressa no casamento, no juramento de sua formatura, quando você aceita participar de um projeto ou de uma igreja , quando você  aceita trabalhar em uma empresa,isso se chama ser fiel à aliança que você fez devemos pensar nas alianças que fazemos em nosso momento de emoção ou de necessidade,essas alianças são marcas visíveis e espirituais.Da mesma sorte JESUS procura saber hoje aqui há  alguém a quem eu possa usar de minha  Graça e Lealdade, ainda há alguém que precise de restituição?

 

  1. O Rei mandou trazer. Não importa onde você se encontre o Rei vai te encontrar. Está em LO-Debar a terra do esquecimento; a terra sem pasto está de passagem; a terra do sofrimento; não importa o Rei mandou buscar, alguém que trouxe noticias suas ao Rei sabe onde você se encontra e o Rei mandou buscar, nem perguntou você quer vir; você aceita o convite, não ele disse me traga  ele aqui  você vai ser tirado  da terra do Esquecimento para ir para cidade de Luz, para Jerusalém para a cidade do Rei e diante do Rei.

 

  1. O Rei mandou restituir– Diante do Rei há restituição. Diante do Rei há provisão, diante do Rei há justiça,somente o Rei tem o poder para prover restituição total,somente o Rei vai se importar com a sua Foi por causa de uma aliança de paz que isso foi possível,em Sámaria a mulher que serviu ao profeta Eliseu teve suas terras restituídas depois de 7 anos de fome e seca na terra,uma aliança um gesto,poderá ser o elo que vai trazer restituição sobre a sua vida, então não deixe de honrar suas alianças não deixe de buscar manter sua atenção nas cousas que prometeu,prometeu seja fiel, prometeu procure cumprir. não ao seu modo de qualquer jeito mais da maneira como você gostaria de ser restituído. Hoje é dia de restituição.

 

  1. O Rei mandou comer na sua mesa. Atitude de adoção, atitude de demonstração que agora você é minha responsabilidade. Quando você convida alguém para a sua mesa você o convida a participar da sua vida. Quantas conversas animadas e frutíferas acontecem em uma mesa onde há comunhão,quão maravilhoso você poder receber e ser recebido em uma mesa.o Rei Davi estava dizendo assim a partir de agora você não terá mais falta de nada.Não se preocupe, como disse o Rei Davi em seu Salmo 23 “O Senhor é o meu pastor, de nada terei falta.Da mesma forma assim fomos adotados por Deus “Porque não recebestes o espírito de escravidão,para,outra vez,estardes em temor,mas recebestes o espírito de adoção de filhos,pelo qual clamamos:Aba,Pai”. Um filho pode ser gerado, desejado,programado e amado, um filho adotado ele será amado pela escolha de quem assim o desejou, é um amor de escolha .Deus por meio de JESUS nos escolheu  amar, nos por meio de Jesus devemos também escolher amar, também precisamos desse olhar restituidor e abrir espaço em nossa mesa para aqueles que fazem parte da aliança.Isso não significa que nossa mesa estará pronta para todos ,porem para aqueles que  temos uma aliança nada deve ser negado e também nada devemos rejeitar.
  2. O Rei mandou viver em sua casa– Jerusalém é lugar de descanso –Jerusalém é a cidade do Rei, Jerusalém é onde teremos descanso e proteção. Nos aguardamos a Jerusalém de Deus. Mas a nossa pátria está nos céus, onde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo” Fp 3:20;… ‘porque não temos aqui cidade permanente mais buscamos a vindoura. Por ele,pois,ofereçamos sempre a Deus sacrifício de louvor,isto é o fruto dos lábios que confessam o seu nome.Mas não vos esqueçais de fazer o bem e de repartir com outros porque com tais sacrifícios Deus se agrada.”Hb.13:14-16.

A chamada do Rei pode ser geral ou pode ser especifica como a salvação que é uma chamada geral porem pode ser especifica. A busca pode ser geral ou ela pode ser especifica como o pastor que busca sua ovelha perdida mesmo tendo 99 em seu aprisco.

Essa chamada chama-se Graça

  • Graça que supre necessidades: “Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno” Hb. 416. O momento oportuno é quando o Kairos (tempo de Deus) chega em sua plenitude.
  • Graça que restaura: “Porque todos pecaram e destituídos estão da gloria de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,”Rom.3:23-24.
  • Graça que transforma: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo”2 Cor.12:9.
  • Graça que fortalece: “Tu, pois, meu filho fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus”2 Timóteo 2:01.
  • Graça que é Abundante: “ Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens”Tito 2:11; “Porque pela graça sois salvos,por meio da fé;e isto não vem de vós,é dom de Deus,não vem das obras,para que ninguém se glorie,porque somos feitura sua,criados em Cristo Jesus para as boas obras,as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas.Efésios 2.8-9 
  • graça que liberta cativos e oprimidos: “Vinde a mim,todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei,tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de  coração;e achareis descanso para as vossas almas.Porque meu jugo é uave, e o meu fardo leve. Mt 11:28-30, pois “ O Espirito do Senhor está sobre mim,porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres;enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para por em liberdade os oprimidos e para proclamar o ano aceitável do Senhor.” Lucas 4: 18-19

Hoje é dia de estar diante do Rei Jesus  para  receber perdão, e  receber restituição para poder morar na JERUSALEM de Deus.

Pr. Claudinei da Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat