FERIDAS SARADAS

Feridas restauradas

Genesis 41:50-52

Antes dos anos de fome, Azenate,filha de  Potifera , sacerdote de Om ,deu a Jose dois filhos.Ao primeiro deu o nome de Manasses,dizendo:Deus me fez esquecer todo o meu sofrimento e toda a casa de meu pai.Ao segundo filho chamou Efraim,dizendo Deus me fez prosperar na terra onde tenho sofrido”.

Certamente não era plano de Jose  se tornar um homem importante no Egito sua vida era para ser pacifica cuidando do rebanho de seu pai porem  ele entra no Egito por causa da covardia e inveja de seus irmãos.

Já na  Casa de  Potifar  José se destaca:

  • “Deus era com Jose e tudo que Jose fazia, tudo que suas mãos colocava prosperava.
  • Jose também se destacava pela sua beleza e sua formosura,despertando o desejo da mulher de Potifar.
  • Essas duas situações: habilidade para lidar com coisas e  aparência não mudaram seu caráter.

Nas prisões de Faraó José não se entregou  e mais uma vez  foi alvo da graça de Deus sendo homem de confiança do carcereiro.

A Graça de Deus nos faz prosperar em meio a toda injustiça e covardia

Quando Jose acredita que teria uma oportunidade de ter o seu caso revisto, vê-se esquecido, quem poderia ajudar se esquece  vai continuar  a  viver a mesma  vida  esquecido pelos homens mais não por Deus.

Agora entenda vendido pelos próprios irmãos,  preso por manter sua integridade não se corrompendo com aquilo que não lhe era pertinente Jose amarga  por  mais dois anos naquela prisão.porem não seria o seu tempo a sua oportunidade?

Porque coisas ruins acontece com pessoas boas?

Porque pessoas boas precisam passar por sofrimento, humilhação, manipulação .

Aos olhos de todos eles  Jose era alguém frágil, que podia ser manipulado facilmente,porem Deus estava na verdade forjando seu caráter para que ele fosse uma peça de encaixe nos planos  de Deus.Jose era como a menina dos olhos de Deus e o ajuste seria feito de acordo com aquilo que já havia sido prometido ao patriarca Abraão.

Genesis 15:13 Saiba que os seus descendentes serão estrangeiros numa terra que não lhes pertencerá,onde também serão escravizados e oprimidos por  quatrocentos anos.”

Jose era peça importante na preservação dessa promessa feita ao patriarca  Abraão.

Jose estava sendo forjado no fogo do caráter,no fogo da integridade para com Deus.

Veja que dos 17anos inicio do seu calvario ate os  30 anos ano de sua libertação José

  • Não se esqueceu do seu Deus.
  • A prisão não mudou seu entendimento de Deus.
  • No Exílio o seu corpo, poderia estar em prisão porem o seu homem interior era livre para adorar a Deus.
  • As circunstancias em nossa vida só vão revelar quem nos seriamos diante da dor, da falta,da injustiça do pecado,do sofrimento.
  • Pode ate parecer ser fácil ou interessante passar nossa culpa,nossa responsabilidade pra outra pessoa nas coisas ou situações,mais isso será é uma expressão falha em seu caráter.

José vivencia isso em uma prisão;Jose mantinha sua integridade para com Deus diante dos homens, porem sua alma em seu ser interior ainda precisava de alivio e acalento.,precisa de paz.

Seu coração por certo sentiu a ausência de proteção seus irmãos mais velhos não o protegeram mais sim quiseram se livrar dele , seu pai não pode                protegê-lo, sua história era de inveja;desprezo, abandono e solidão; traição e injustiça.

Para Jose o nascimento dos dois filhos significaria mudanças com Manasses: Deus me fez esquecer do meu sofrimento(é o que buscamos-esquecer dos sofrimentos)com Efraim “Deus me fez prosperar na terra de meu sofrimento(prosperidade e abundancia é algo que buscamos tambem)

Porem ainda faltava algo, ainda faltava selar a promessa feita a Abraão em Jacó com a benção de Jacó .“Assim Jacó os abençoou naquele dia dizendo: O povo de Israel usará seus nomes para abençoar uns aos outro com esta expressão: “que Deus faça a você como fez a Efraim e a Manasses,e colocou Efraim a frente de Manasses.Gn.48:20-21

Abundância, a prosperidade será de uma  forma tão sobrenatural que seus sofrimentos serão esquecidos. Portanto devemos permanecer firmes na certeza que aquele que começou a boa obra não vai nos abandonar e que as circunstâncias não venham mudar nosso  caráter.

Habacuque 3:17 “Ainda que a figueira não floresça ,ainda que não haja uva nas videiras,ainda que não haja safra da oliveira,ainda que não haja produção de alimentos e nem que ainda não haja mais bois e ovelhas nos currais, ainda que tudo isso aconteça eu contudo me alegrarei eu exultarei, eu me fortalecerei no Senhor o Deus da minha salvação. Ele, me faz andar  em lugares altos…ele me faz saltar, ele me faz triunfar, ele me faz.

Pr Claudinei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat