BEM AVENTURADO OS POBRES DE ESPIRITO

As bem aventuranças

Vendo as multidões Jesus,subiu ao monte e se assentou.Seus discipulos aproximaram dele, e ele começou a ensina-los dizendo:

Bem aventurados….5:3-12

 

Podemos dizer que as bem aventuranças mostram um caminho ou reforçam a estrutura do carater cristão,uma lição de  relacionamento entre Deus e os homens, não é um manual pra ser salvo ou de  condições para se alcançar a salvação mais uma demonstração daqueles que já estão salvos  com os sinais das recompensas nesse caminhar .

As 8  Bem-aventuranças estão relacionadas entre o verso 3 e o verso 10 , já nos versos 11 e 12 temos um resumo enfatizando a importancia desse discurso.

 

O costume dos mestres Gregos e Romanos era de  falar em pé durante o ensino,já os mestres judeus se assentavam diante de seus discipulos.

 

Essa informação pode passar desapercebida pelo leitor comum , porem para a comunidade judaica para qual o evangelho de Mateus foi escrito com o objetivo de provar que Jesus era o messias que haveria de vir , essas informações retratavam o que um judeu já sabia, seus usos e costumes estão ali retratado

 

Por fim JESUS assim começa seu discurso:

Bem aventurado foi reforçado  8 vezes  trazendo 8 verdades sobre o carater de um  cristão essa relação  com o salmo 1 Bem aventurado o homem que..

Portanto não seriam 8 grupos ou 8 formas, ou 8 possibilidades para um cristão ser , mais sim uma maneira de ver em 8 ações como um cristão deve se comportar , uma bem-aventurança à menos e o cristão deixa de conquistar  uma  vida plena abundante .

Da mesma forma que o Apostolo Paulo por meio dos 9 Frutos do Espírito fortalece nosso viver diario; assim tambem as                  bem- aventuranças cumprem seu papel de fortalecer  o caráter do cristão .

A chamada não é um apelo fisico mais sim uma chamada espiritual.

 

Primeira Bem-Aventurança:

Bem aventurado os  pobres (ou humildes )  em Espírito porque deles é o Reino de Deus.

 

  • Os pobres de espírito (3) são aqueles que reconhecem a sua pobreza espiritual.Após o cativeiro babilónico, a frase “os pobres” era freqüentemente usada para os piedosos, em contraste com os opressores ricos e mundamos dos pobres.

 

 Talvez a melhor tradução de 5.3a seja a de Goodspeed: “Bem- aventurados são aqueles que sentem a sua necessidade espiritual”.

Por que estes pobres são bem-aventurados? Porque deles é o Reino dos céus. Fitch declara: “A pobreza de espírito é essencialmente o destronamento do orgulho”.

O orgulho é a própria essência do pecado”, o orgulho é o pecado do individualismo exagerado, o pecado de uma pessoa reivindicando o trono que não é seu, é o pecado que enche o universo com apenas um ego, o pecado de destronar a Deus de sua soberania de direito.

 

Jó 38:1- 3

1 “Então o Senhor respondeu a Jó no meio da tempestade e disse:

2 “Quem é esse que obscurece o meu conselho com palavras sem conhecimento?

3 Prepare-se como simples  homem;vou fazer-lhes perguntas e você me responderá.

 

Quando deixamos de ser pobres ou humildes em espirito…

  1. Quando nos tornamos tolos: “Diz o tolo em seu coração Deus não existe. Salmos 14:1
  2. Quando nos tornamos altivos: “A soberba precede a destruição, e a altivez do espirito precede a queda.Pv.16:18
  3. Quando trocamos a honra pela desonra: “ A soberba do homem o abaterá, mais o humilde de espirito obterá honra.”Pv.29:23
  4. Quando orgulho atinge limite de soberba: “Semelhantemente vós, os mais moços sede sujeitos aos mais velhos.E cingivos todos de humldade uns para com os outros,porque Deus resiste aos soberbos, mais dá graça aos humildes.Humilhai-vos, pois , debaixo da potente mão de Deus,para quea seu tempo vós exaute.”1 Pd. 5:5-6
  5. Quando deixamos de ser ver as coisas de Deus como uma criança em sua simplicidade: “Portanto quem se tornar humilde como esta criança, esse é maior no reino dos céus.”Mt.23:12
  6. Quando deixamos de andar como Deus quer: “Ele te declarou, óh homem, o que é bom e que é o que Senhor pede de ti:que pratiques a justiça, e ames a misericordia, e andes humildementecom teu Deus Miqueias 6:8
  7. Quando achamos que somos melhores que nosso irmão Lucas 18:9-14 : “O fariseu em pé orava no intimo…Deus eu te agradeço porque não sou como os outro homens, ladrões,corruptos,adulteros, e nem mesmo como esse publicano..Jejuo dou o dizimo do meu ganho…do outro lado o publicano nemmmm pro ceu olhava mais batendo no peito dizia: Deus tem misericordia de mim,que sou um pobre pecador.” Quem desceu justificado;pois quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado Lc 18:14.

 

Felizes são os pobres ou humildes de espirito, certamente essa pobresa não esta ligada á uma falta de  recursos materiais mais sim em nossa total compreensão de quem somos  diante da graça de que há em Cristo JESUS .

Qual não seria a melhor recompensa para quem esta desprovido de riquesas a não ser um reino eles terão o Reino dos Ceus.

Para o judaismo pronunciar o nome e Deus em vão era algo a ser feito a expressão Reino dos Ceus vinha apontar exatamente para o Rei desse Reino e onde ele se econtrava nos Ceus.

 

Jesus passou seus  3 anos e meio pregando o evangelho do reino,sua mensagem sua vida, seu proposito estavam revelados nisso o reino dos Ceus levar o homem a pertencer a esse reino, a sua conquista era nos levar para esse reino, para o seu reino

“A nossa cidadania,porem,está nos céus,de onde esperamos ansionamente o Salvador,o Senhor Jesus Cristo.Pelo poder que o capacita a colocar  todas as coisas debaixo de seu dominio,ele transformará os nossos corpos humilhados,tornando-os semelhantes ao seu corpo glorioso.”Fp :- 3.:20-21

 

Diante de Pilatos Jesus afirmou  “meu reino não é desse mundo” JOÃO 18:36..

Suas leis,seu modo de vida,seu governo,sua maneira de pensar e adorar são próprias ao seu reino e aos cidadãos desse reino.

 

Jesus nos chama para não concentrarmos nosso desejo em estarmos ligados em uma igreja como garantia de adentar o Reino.Devemos estar olhando para o Reino ,porem sem nossa vivencia em igreja onde seremos levados a vivermos em humildade jamais veremos o Reino dos Ceus.

Sendo nossa comunhão fraca, sendo nossa unidade fraca ou desapercebida  como podemos prevalecer diante daqueles que lutam por enfraquecer o reino.

Nesse reino aquele que quiser ser o maior que seja o menor.

Nesse reino aquele que quiser ter vida precisa morrer.

Nesse reino aquele que quer herdar a vida eterna deve se livrar de todo peso e embaraço.

A vitória desse reino esta descrita nas declarações de Colossenses 2:13-15 “Quando vocês estavam mortos em pecados e na circuncisão da sua carne,Deus vos vivificou com Cristo,Ele nos perdoou todas as transgressões,e cancelou a escrita de divida,que consistia em ordenanças, e que nos era contrária.Ele a removeu ,pregando-a na cruz, e tendo despojado os poderes e as autoridades,fez deles um espetáculo publico triunfando sobre eles na cruz.

  “Corram de tal maneira que alcancem o premio…”  1 Cor.9:24

 Como seria essa corrida. Mt.5:38-

  • Se alguém te ferir a face direita,ofereça também a outra.
  • Se alguém quiser sua túnica, entregue a capa também.
  • Se alguém lhe forçar andar uma milha ande com ele duas milhas.
  • Aquele que lhe pede algo emprestado não negue.
  • Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem,(recompensa) para que sejam filhos de seu Pai que estas nos ceús.)
  • Pois se vocês amarem somente aqueles que os amam,que recompensa vocês receberão?
  • Se saudarem apenas os seus irmãos, o que estão fazendo de mais?
  • Portanto sejais perfeitos como é perfeito o Pai celestial(do Reino dos Ceús) de vocês.

No livro de Apocalipse capitulo 21 está escrito:

  • Ele enxugara de nossos olhos toda lagrima.
  • Não haverá mais morte.
  • Não haverá mais tristeza.
  • Não haverá mais choro.
  • Não haverá mais

Sejamos humildes em todo tempo  pra que possamos em adentrar a cidade Santa no Reino do Ceus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat