AS FILHAS DE ZOLEFEADE

As filhas de Zelofeade

Macla-Noa-Hogla-Milca-Tirza

5 qualidades para serem observadas

Mais quem foram essas cinco mulheres, que buscavam, que direito é que buscavam ? Encontramos a historia das filhas de Zelofeade  em Numeros 27:1-7.

Em um tempo em que as mulheres não tinham direitos  elas souberam com sabedoria provar seu direito, fazendo com que Moises estivesse diante de uma circunstancia diferente ao ponto de Deus dizer a Moises que elas tinham razão.

Se você mulher ou homem pretende ter razão na injustiça que muitas vezes é praticada pela sociedade contra as mulheres ou contra a sociedade observe essas cinco mulheres com seus significados.

  1. Macla ou Maala- Significa confiança- Confiar é ir além de um ato de fé ,é também um ato de fidelidade para  quem  espera receber algo;Salmos 56:11 Em Deus  tenho posto a minha confiança,não temerei o que me possa fazer o homem. Em provérbios 14:26  “No temor do Senhor, há firme confiança…” uma mulher que vive debaixo do confiar no Senhor e  debaixo da sua palavra não temerá o mal que há de vir, ela sabe que o Senhor será sua retaguarda e confiançaSalmos 20:7 Diz que uns confiam em carros, outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor, nosso Deus. Em Salmos 125:01 “ Os que confiam no Senhor serão como o Monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre. Para Macla a sua confiança não estaria no seu braço ; na promessa que não falha eis que  estarei convosco todos os dias.
  2. Noa seu nome tem o significado aquela que não se detém, que não pode ser impedida.Noa é a mulher que não se detém que é determinada,que persevera em oração,que não deixa de crer;é aquela que acredita que confia que os planos de Deus serão realizados em sua vida;é um tipo de mulher como a Sunamita ,como Ana de Samuel como aquela mulher que sofria por 12 anos de um fluxo de sangue, que não permitiu que uma multidão impedisse ela de seguir em direção da sua vitória.
  3. Hogla – Que não anda com os pés amarrados. ‘Deus é a minha fortaleza e a minha força, e ele perfeitamente desembaraça o meu caminho.”II Sm22:33 Andar de forma desembaraçada sem impedimentos, e a mulher que consegue interpretar o tempo e o modo; “o coração do sábio discernirá o tempo e o modo.”Eclesiástico:8.05. Hogla não vive presa em situações que não edificam, que não vão leva-la a lugar algum,ela aprendeu a administrar seu tempo de tal maneira que vive sem embaraços,veja como se comportava a  mulher de provérbio 31: 14-29– ela negocia,ela toma conta da sua casa;entrega com vontade a seu trabalho(não é preguiçosa)faz tarefas caseiras como costurar,cozinhar, limpar,verso 27 cuida dos negócios da sua casa e não da lugar a preguiça, verso 30 diz que a beleza e a formosura é passageira ,porém a que teme ao senhor será elogiada ou venerada , como ela faz isso; não se prendendo a tudo que a desvie do seu objetivo; qual o momento é de então que seja;e agora… ela não se comporta  como as de  I Tim.5:13 que aprenderam a andar ociosas de  casa em casa, não só ociosas,mas também paroleiras (fofoqueiras) e curiosas falando o que não convém.”uma mulher tipo Hogla não perde seu tempo; “Então andaras com confiança no teu caminho, e não tropeçara seu pé. Pv.3:23,Aqui Macla;Hogla e Noa caminham juntas. 
  4. Milca – Aquela que tem autoridade porem não é autoritária. A pergunta que se faz, como separar o fato de ter autoridade e ser autoritária.
  • Autoridade:-substantivo feminino= direito ou poder de ordenar;de decidir, de atuar,de fazer obedecer ou aquele que detém esse direito ou poder.
  • Autoritária aquela que utiliza a imposição e o poder para ter o governo,que impõe onde o poder esta somente com ela,não há negociação.Milca entende que seu papel é de ser submissa sem ser insubmissa.Conhece as suas prerrogativas,submissão aqui não está aliada a escravidão mais sim a participar de um projeto onde cabe a ela saber reconhecer o seu papel. Milca não precisa ser feminista ela sabe ser feminina e ter autoridade,sendo assim será  reconhecida seu valor e protegida também pela palavra do Senhor porque faz sua parte. Jesabel  mostra o lado de uma mulher autoritária enquanto Débora mostra o lado de uma mulher que tinha autoridade. Toda vez que uma mulher deixa de usar a sua autoridade para ser autoritária ela perde algo,ela causa problemas que serão revelados em futuro real. A mulher de provérbios 31 tinha autoridade; ela que decidia , porém isso não a fez autoritária, ela tinha prazer em realizar aquilo que lhe era comum sendo assim elogiada por seu esposo filhos e sociedade, se  você quer ser Milca aprenda a usar  sua autoridade.Deus a honrará como sendo o vaso mais fraco1 Pedro 3:7;muitos homens tem tido suas orações impedidas por esse motivo;porem isso não deve ser motivo para sair da sua posição de autoridade exercendo autoritarismo.Veja que Milca (autoridade) é resultado de Magla( Confiança no Senhor) que vive como  Noa (sem impedimento) que anda como Ogla(sem se embaraçar) por isso é  que Milca (é aquela que tem autoridade).

E por fim:  

  1. Tirza- aquela que tem prazer em Deus é aquela que é como a menina dos olhos de Deus. Seu prazer é de se derramar aos pés de JESUS,seu viver é para o Senhor como Maria irmã de Lazaro que preferiu adorar ao Senhor impondo até um certo sacrifício pessoal do que procurar guardar algo  para si mesmo seu viver pertencia a Jesus-Mateus 26:6-7 seu prazer é servir a Deus seu prazer é o de fazer a vontade de Deus, então ela se coloca na posição de noiva amada e desejada, seu prazer é de servi-lo em adoração e amor.  A noiva de Cristo é vista como aquela que tem seu prazer no Senhor, sua confiança determinação a levam a viver uma vida sem impedimentos e embaraços, usa a autoridade que lhe foi concedida Mateus 28:18 “foi me dada toda autoridade no céu e na terra, Tirza reúne a força, poder e autoridade daquelas que sabem quais são seus direitos e quais seus deveres como uma mulher de Deus.

Pr Claudinei da Silva

Um comentário em “AS FILHAS DE ZOLEFEADE

  • 31 de Maio de 2020 em 11:51 am
    Permalink

    A paz Pastor está palavra está me alimentando até agora que Deus te abilite mais para poder falar da palavra de Cristo e nós sermos alimentados por Deus 😍

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat