Sal e  Luz

Vocês são o sal da terra.Mas se o sal perder o seu sabor,como restaura-lo?Não servirá para nada,exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.Vocês são a luz do mundo.Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.E também ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha.Ao contrario,coloco-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão nas casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens,para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês ,que está nos céus. Mt.5:-13-16.

Esse dialogo não é para o mundo,esse assunto é para os salvos para os remidos, aqueles que firmaram seu compromisso junto a Jesus, portanto não podemos e nem vamos esperar  compreensão por parte daqueles que não são ou que deixaram de ser sal e luz.

Logo após Jesus  tratar das bem aventuranças nos versos 1 a 12  onde bem aventurado são os pobres de espíritos;os que choram;os misericordiosos;os puros de coração;os pacificadores;aqueles que são perseguidos por causa da justiça;e aqueles que são insultados;caluniados aos quais podem ter a certeza que grande será seu galardão Jesus passa a tratar do propósito do caráter de cada discípulo  de ser sal e ser luz.

O primeiro princípio a ser adotado é a o do valor que possuímos.

O valor que o sal tinha naqueles dias era um valor expressivo, tanto que os soldados romanos recebiam seu pagamento em sal, dai a referencia à palavra salário.

Também as ofertas de cereais deveriam ser acrescidas de sal- Lv. 2:13,onde o significado do sal nas ofertas de cereal eram a de confirmar a pureza e a fidelidade.

Reconhecemos que a  dosagem de sal dá sabor a tudo,e que a falta dele deixa tudo sem sabor,portanto posso dizer que :

  • O Sal representa o seu valor.
  • O Sal representa as pequenas atitudes.
  • O Sal representa a diferença que fazemos no mundo.
  • O Sal representa as obras que temos feito em nome do Senhor. Tiago 2:15-17.

 

Além de ser sal também fomos comparados a sermos luz;procurar se esconder é o mesmo que procurar esconder a luz de Cristo que é algo  impossível para aqueles que assim servem a Cristo, sendo assim ou vamos refletir a luz ou vamos demonstrar as trevas que existem em nós; somos luz ou somos trevas.

A importância da luz é que ela produz vida,somos chamados a produzir vida não a produzir  morte; quando a luz chega as trevas se vão;quando a luz chega a vida também chega; a expressão a mãe deu a luz representa bem esse sentimento.

Aqueles que não vivem na luz tendem a propagar as  trevas como seu meio ambiente.

Para eles tudo que seja escuro; tudo que seja sujo;ou que revele prevalecer acima do que seja justo e honesto é o que vale;sua cultura e seus valores são as trevas.

Porem nos fomos chamados a ser a luz do mundo, fomos chamados a brilhar e  a propagar a mensagem de Cristo.

Mais ao invés disso o que fazemos; divulgamos as trevas porque estamos com olhos e mentes

comprometidos com a escuridão;e assim envergonhados pela nossa covardia em não sermos testemunhas avançamos cada vez mais para tudo que seja trevas.

Livro de Hebreus 6 :4-6:“Porque é impossível que os que uma vez foram iluminados e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo,e provaram a boa palavra de Deus,e os poderes do mundo vindouro,e depois caíram sejam outra vez renovados para arrependimento; visto que quanto a eles crucificando o novo Filho de Deus ,e o expondo ao vitupério….porem se a terra que recebe a chuva que recebe a benção e Deus ao invés  de produzir fruto proveitoso ,produzir espinhos e abrolhos será rejeitada  e o seu fim é ser queimada-verso 8

 

Como isso se processa?

  1. Extinguindo o Espírito.:- “Não extingais o Espírito: I Tess.5:19:- Como isso acontece? Desprezando a ação do espírito por meio dos dons.Quando não nos permitimos ser usados pelo Espírito Santo abrimos uma porta pra olharmos mais para o mundo do que para o Senhor.
  2. Cultivando mais o secularismo com suas ações do que procurando manter a comunhão com Deus.
  3. Sendo amigo do mundo tornando-se assim inimigo de Deus.
  4. Fortalecendo as obras da carne Gálatas 5:19-21;desprezando os frutos do Espírito 5:22.

Conclusão somos chamados a uma vida de compromisso junto ao nosso desejo expresso de servir a Jesus- ele mesmo nos disse: Se alguém quer vir após mim,negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz e siga-me.Lc.9:23

“Ninguém poderá servir a dois senhores,pois odiará a um e amara o outro,ou se dedicará  a um e desprezara o outro…Mat.6:24

“ E por que me chamais Senhor,Senhor, e não fazeis o que vos digo? Lucas 6:46

“Se alguém  deseja seguir-me ..mais não aborrecer a sua própria vida  não pode ser meu discípulo.”Lucas 14:26

Hoje é dia de fazermos a nossa decisão como Josué exortou a  ISRAEL:

“Mas ,se vos parece mal(ruim) servir ao Senhor.escolhei hoje a quem haveis de servir;se aos deuses a quem serviam vossos pais,que estavam além do Rio,ou aos deuses dos amorreus nem cuja terra habitais.Porem eu e a minha casa serviremos ao Senhor.Josue24:15

Decisão vem acompanhada de atitude: “Onde muitos dos que tinham praticado artes mágicas ajuntaram os seus livros e os queimaram na presença de todos;e calculando o valor deles,acharam que montava a cinquenta mil moedas de prata.Atos 19:19

Pr Claudinei da Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat